Na neve, os carros eléctricos podem perder até 50% da autonomia da bateria

Um novo teste comparativo do mercado automóvel eléctrico, mostra que os carros elétricos têm uma perda significativa na autonomia, durante o inverno.

Estes foram os modelos apresentados no teste:
Tesla Model S , Nissan Leaf , Mitsubishi i-MiEV , BMW i3 and Renault Zoe

Em temperaturas negativas, quatro dos cinco modelos testados, mostraram que a capacidade da bateria não é suficiente para percorrer 70 km’s. A do Renault Zoe não chegou sequer para percorrer 60 km’s.

Devido à sua enorme bateria, apenas o Tesla Model S conseguiu atingir uma autonomia de mais de 200 quilômetros, mesmo nas temperaturas de inverno, Contudo, o Model S da Tesla tem um preço que a maioria dos automobilistas simplesmente não consegue suportar (está disponível a partir de 78.000 euros)

Tesla Model S

Graças à sua bateria de 85 kWh, conseguiu percorrer 207 km’s

BMW i3

Fez um percurso de pouco mais de 61 km’s até ficar sem bateria

Mitsubishi i-MiEV

À semelhança do BMW, percorreu apenas 61 km’s

Nissan Leaf

69,1 km’s foi a distância percorrida pelo Leaf

Renault Zoe

A bateria do Zoe teve o resultado mais fraco, com apenas 59 km’s


Testes realizados pela Organização Alemã Independente de Testes, Dekra, também mostraram que, aos 5 graus negativos (-5.ºC), a perda de energia de uma bateria pode ser de até 50%

Em 2017, um estudo da AAA (American Automobile Association) concluiu que em temperaturas negativas, a bateria do carro pode perder até 12% da autonomia (em relação à condução com uma temperatura exterior de cerca de 25.º), e se recorrermos ao aquecimento / ‘sofagem’, a autonomia da bateria poderia ser reduzida em até 40%.


Os veiculos aqui apresentados, foram testados nas seguintes categorias:
travões, tracção, direcção, aquecimento, autonomia, sistemas de auxilio / assistência e comparação de preços

Como não fui eu que inventei estes dados, nem sei se é verdade ou não, até porque nunca experimentei um automóvel eléctrico no Inverno da Serra da Estrela, deixo-vos AQUI o o teste na integra.

E tu? Já experimentaste conduzir um automóvel eléctrico em temperaturas negativas? Notaste alguma diferença?

6 sugestões para quem vai fazer uma viagem à neve, num carro eléctrico:

1- MANTENHA O CARRO LIGADO À CORRENTE
Os carros elétricos usam alguma eletricidade para aquecer ou arrefecer as baterias, para as manter na temperatura ideal.
Mesmo que a bateria esteja totalmente recarregada, a bateria ficará mais quente no inverno se o seu carro permanecer conectado até você sair. Isso significa mais alcance.

2 – PRÉ-PROGRAME A TEMPERATURA DO HABITÁCULO ANTES DE SAIR
A maioria dos carros elétricos permite “pré-programar” a temperatura do habitáculo do carro, ou seja, aquecê-lo usando a energia da rede, em vez da energia da bateria. Muitos permitem que você faça isso através de uma aplicação instalada no seu smartphone, enquanto está no conforto da sua casa.
Esse é outro motivo para manter o carro ainda ligado à corrente. O uso da energia da rede para aquecer o habitáculo, deixa-o com uma bateria totalmente carregada, para um alcance máximo.

3 – USE OS AQUECEDORES DOS BANCOS, MAIS DO QUE A ‘SOFAGEM’
A maioria dos carros elétricos usa aquecedores de resistência para aquecer o ar do habitáculo. E eles consomem muita energia da bateria. Se o seu carro tiver bancos aquecidos, use esta opção em vez da tradicional “sofagem” ou ar condicionado, especialmente se você tiver pré-aquecido o habitáculo enquanto o carro ainda estiver ligado à corrente.

4 – EVITE ESTACIONAR O CARRO NA RUA
Se possível, estacione o carro dentro de uma garagem.
Dependendo do isolamento, as garagens costumam ficar alguns graus mais quentes que a temperatura exterior, especialmente se o calor da casa se infiltrar no espaço da garagem. E também protegerá o carro de ventos cortantes, ainda mais frios que a temperatura ambiente.

5 – VERIFIQUE A PRESSÃO DOS PNEUS.
A pressão dos pneus diminui um pouco quando o tempo fica mais frio, o que cria mais atrito na estrada. Quando o termômetro descer, verifique novamente os seus pneus e encha-os com as pressões recomendadas.
NÃO SE ESQUEÇA DE LEVAR CORRENTES OU LONAS DE NEVE PARA OS PNEUS

6 – CONSIDERE QUE RECARREGAR A BATERIA PODE DEMORAR MAIS TEMPO
Se o sistema de carregamento do seu carro tiver que usar alguma corrente da rede para manter a bateria quente, isso pode significar que há menos eletricidade para a recarregar, e consequentemente o carro demora mais tempo a atingir a carga completa.

Fotografias de Toni Bader

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