
“Encontrámos o par de skis mais bem preservado da pré-história!”
Em 2014, o programa Secrets of the Ice encontrou um ski ‘pré-Viking’ excepcional, com cerca de 1.300 anos, no Digervarden Ice Patch na Noruega. O ski estava completo, incluindo a fixação – um dos dois únicos skis, em todo mundo, desse periodo nesta condição.
Desde então, a equipa tem monitorizado a camada de gelo, esperando e rezando que o gelo derreta e o segundo ski do par apareça.
Ao fim de 7 anos, depois de confirmarem que a camada de gelo este ano tinha regredido… aconteceu! “O novo ski está ainda melhor preservado do que o primeiro! É um achado inacreditável”.
O facto do ski, com 187cm de comprimento e 17cm de largura, ainda ter as fixações, permite aos historiadores um melhor entendimento sobre como eram usados os skis
Julian Post-Melbye remove a neve ao redor do ski. Foto: Andreas Christopher Nilsson, secretsoftheice.com Picaretas para tirar o gelo. Foto: Espen Finstad, secretoftheice.com O momento em que viraram o ski. Foto Andreas Christopher Nilsson, secretoftheice.com O segundo Digervarden ski, completamente fora do gelo. Foto: Espen Finstad, secretoftheice.com O sulco na parte inferior do ski Digervarden. Foto: Andreas Christopher Nilsson, secretsoftheice.com O novo Digervarden ski. Foto: Espen Finstad, secretsoftheice.com. Close-up da reparação do ski de 1300 anos. Foto: Espen Finstad, secretsoftheice.com. Água morna para descongelar o gelo que ainda segura o ski. Foto: Andreas Christopher Nilsson, secretoftheice.com Fita de couro para a fixação. Foto: Runar Hole, secretsoftheice.com
Se quiseres ler mais sobre este achado, consulta o artigo completo aqui
Subscreve o blog !!!!