Os Caminhos de Montanha são uma rede de percursos pedestres de pequena rota que, pela abrangência e diversidade de locais percorridos, representam uma das formas mais enriquecedoras de conhecer a região.
PR 1 – Rota da Ribeira do Piódão – 5,5 km – 2h
A rota da Ribeira do Piódão percorre um vale de povoamento disperso, encravado entre os contrafortes das serras da Estrela e do Açor. A ocupação humana deste território é antiga como comprovam os vários núcleos de arte rupestre gravada datados desde o Neolítico.
Folheto e Mapa dos percurso – PDF KMZ

PR 2 – Rota da Ribeira de Loriga – 16,8 km – 5h30m
A rota da Ribeira de Loriga percorre um vale extenso, alojado no flanco sul da serra da Estrela. No trajeto, o engenho e a tenacidade das gentes que aqui vivem revela-se nas vastas áreas de campos armados em socalcos e nos poços de broca, um dos aspetos mais peculiares da paisagem serrana.

PR 3 – Rota dos Socalcos – 2,8 km – 1h45m

PR 4 – Rota da Eira
A rota da Eira, com início em Loriga, percorre um vale montanhoso, onde sobressai uma vasta área de socalcos agrícolas. Na vila, por entre o casario pitoresco descobrem-se antigas fábricas têxteis, testemunho da indústria dos lanifícios da serra da Estrela.
Folheto e Mapa dos percurso – PDF KMZ


PR 6 – Rota da Missa
A rota da Missa segue por um caminho antigo que assegurava a ligação entre as povoações do vale da ribeira da Teixeira. A designação deste percurso resulta de no passado a missa dominical se realizar na capela de N. Sr.ª da Conceição, na Teixeira, sendo muitas as pessoas que então faziam o trajeto.

PR 7 – Rota das Canadas
A rota das Canadas percorre um amplo anfiteatro natural, alojado no sopé da vertente sul do planalto da Torre. Na entrada deste relevo, localiza-se a pitoresca aldeia de Alvoco da Serra, ponto de partida de um percurso que se desenvolve por uma intrincada rede de caminhos murados designados de canadas.


PR 9 – Rota das Minas do Círio
A rota das Minas do Círio, com início em Valezim, percorre um vale alojado na encosta ocidental da serra da Estrela. A povoação tem uma história rica, de que se evidencia um conjunto variado de monumentos e as ruínas de um antigo complexo mineiro.


PR 11 – Rota do Vale do Rossim
A rota do Vale do Rossim segue por veredas antigas, ligando o Vale do Rossim, importante local de recreio, ao Sabugueiro, uma das mais emblemáticas aldeias serranas. No passado, estes caminhos eram percorridos por pastores, carvoeiros e agricultores que encontravam na montanha parte do seu sustento.


PR 13 – Rota da Ribeira de Alvoco
A rota da Ribeira de Alvoco percorre um vale encravado entre o Açor e a Estrela, fazendo a ligação entre Alvoco da Serra e Vide. Na paisagem sucedem-se aspetos que comprovam o passado agro-pastoril das gentes do vale, destacando-se pela singularidade os poços de broca, locais onde o curso das ribeiras foi desviado.

PR 14 – Rota do Pastoreio
A rota do Pastoreio situa-se na vertente sul do maciço superior da serra Estrela, proporcionando boas vistas sobre uma vasta área da região Centro. No passado, estes caminhos eram percorridos por pastores e rebanhos transumantes, que subiam das faldas da serra às pastagens de verão localizadas no alto da montanha.