Última hora – França confirma que não vai abrir as estâncias de ski até 2021

Jean Castex: “As pessoas podem ir às estâncias para desfrutar do ar puro das nossas belas montanhas, bares e restaurantes, mas os teleféricos estarão parados.”


A pior notícia para o sector da neve francês (e não só) está confirmada. França não terá ski até 2021. O primeiro-ministro, Jean Castex, ratificou esta manhã, numa aparição na imprensa, as palavras do presidente, Emmanuel Macron, e as pistas e teleféricos não poderão funcionar na França nem durante o Natal nem no final do ano.

De acordo com Castex, “não seria sensato permitir que um grande fluxo populacional se concentrasse. Todos poderão ir às estâncias para desfrutar do ar puro das nossas belas montanhas, bares e restaurantes, mas os teleféricos estarão fechados”.

A sentença caiu como um “balde de água fria” sobre o sector de neve, do qual dependem 120 mil empregos na França, deixando frustrados e, em alguns casos, perplexos os que vivem nas aldeias alpinas.

Embora mínima, a prova de que ainda havia esperança é que hoje muitas estância estavam a produzir neve artificial para poderem abrir o mais rápido possível.

As reações não demoraram a chegar e uma das primeiras veio de Megève, por Catherine Jullien-Breches: “Sentimos como se nos tivessem fechado a porta na cara. Infelizmente, é um verdadeiro drama para a economia das das estâncias de desportos de Inverno e das vilas ao seu redor”.

“É como sair de férias para a Côte d’Azur e ouvir que o mar está fora dos limites”, diz David Le Scouarnec, co-proprietário do Café 2 la Poste, de Megeve.

O problema das estâncias de ski, dos hotéis, dos restaurantes e dos trabalhadores que dependem dos visitantes das estância para seu sustento… é que a temporada é curta e eles terão pouco tempo após o Ano Novo para compensar a perda de rendimentos.

Outra voz perplexa é a de Mathieu Dechavanne, presidente e CEO da Compagnie du Mont-Blanc, que opera teleféricos, que não entende porque é que o governo permite que os comboios e metros operem, mas nas estâncias de ski, não ! “É como se estivéssemos a ser punidos. Não merecemos isso. Estamos prontos. “

Mas o pior ainda pode estar por vir, o primeiro-ministro disse que está a seguir o que está a acontecer em outros países “especialmente comparáveis ​​e com indicadores idênticos” e a Alemanha pede nesta quinta-feira uma data comum na Europa para reabrir o ski, no dia 10 Janeiro.

Entretanto, por cá, vai nevando, e está tudo pronto para vos receber assim que as condições (de neve) o permitam.

Se quiseres reservar as tuas aulas de Snowboard e Ski na Serra da Estrela, clica AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *