O fim dos Alpes ????

É tarde demais para salvar os glaciares alpinos. E agora, os perigos causados ​​por toneladas de gelo a derreter estão a subir rapidamente. Todos os anos, a mudança climática destroi dois dos atuais 70 quilómetros quadrados de glaciares dos Alpes.

O permafrost nos Alpes está a descongelar e a transformar as encostas sólidas em solos soltos. Além disso, as mudanças climáticas estão a levar a condições meteorológicas significativamente mais extremas a cada ano que passa, enquanto chuvas fortes causam erosão grave.
O resultado: avalanches e deslizamentos de terra como os de Bondo, na Suíça, ou Valsertal, na Áustria. Na Suíça, as áreas residenciais estão a encolher uma vez que as pessoas são forçadas a deixar as suas casas para sempre. O desaparecimento de Glaciares como reservatórios de água já representa um grande problema. Agricultores em Engadine, que há séculos que usam a água do degelo para regar os campos, já enfrentam escassez de água. No verão passado, tiveram que recorrer a helicópteros para transportar água para os seus rebanhos nos Alpes Grison. Acima de tudo, aldeias alpinas dependem do turismo de inverno para sobreviver. No entanto, os especialistas prevêem que, em meados do século, só haverá neve natural suficiente para esquiar acima de 2.000 metros, o que explicará o fim de cerca de 70% das estações de esqui nos Alpes orientais. Mas, em vez de se desenvolverem alternativas, muito dinheiro continua a ser investido no turismo de esqui. Os canhões de neve são usados ​​para desafiar as mudanças climáticas, e os sistemas de neve artificial estão em construção em altitudes cada vez maiores. Como de costume, é o ambiente que deve perder à medida que a paisagem alpina única é ainda mais destruída pela compactação e erosão do solo. Alguns municípios começam agora a trabalhar em novos modelos de turismo alpino para o futuro. À medida que as temperaturas globais continuam a subir, as regiões montanhosas mais frias vão tornar-se cada vez mais atraentes para os turistas, especialmente no verão.

Resumo pessoal: Toda a gente vê o que está a acontecer, mas preferem continuar a (tentar) “contrariar” a Mãe Natureza em vez de procurarem alternativas (ao turismo de neve) ; O snowboard e o ski são pouco amigos dos glaciares e muito em breve vai deixar de haver snowboard de verão na estâncias apinas ; As pistas de ski têm um impacto significativo nas encostas das montanhas ; Uma boa parte das estâncias alpinas vai deixar de ter o conceito “neve garantida” ; Sabias que há estâncias que compram neve a produtores (de neve) particulares ???? (ao que já chegámos!!!!!!)


Enquanto não chega a época de inverno… vou relaxar em cima de uma prancha de Stand Up Paddle, com a nossa Let’s SUP – Stand Up Paddle Tours & School

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *