O 1.º pisa-pistas 100% eléctrico – PistenBully – Ratrack

A consciência ambiental já está presente em muitas estâncias de ski e sabemos que as montanhas são um tesouro precioso que deve ser preservado, tanto quanto possível.

Contudo, para manter as pistas de ski, continua(va) a haver um elemento “poluidor”: a máquina pisa-pistas, o Ratrack.

Com o crescente desenvolvimento dos carros elétricos, em que praticamente todas as marcas do planeta apresentam um ou vários modelos eléctricos, começam também a ser produzidos veículos industriais eléctricos, como autocarros, carrinhas, camiões e agora também, os Ratracks.

Em 2012, a marca alemã Kasböhrer apresentou o PistenBully 600 E +, uma máquina pisa-pistas com motor elétrico, mas que usa também motor com combustão. Embora seja verdade que alguma poluição foi reduzida, assim como o consumo, a realidade é que as lendárias Zero Emissões não foram alcançadas.

Na última Interalpin 2019, uma feira virada exclusivamente para profissionais do mundo das estâncias de ski, a marca alemã apresentou o novo PistenBully 100E. O nome indica que não estamos perante um poderoso modelo 600, mas é um bom começo que indica que, desde que a marca apresentou em 2012, o PistenBully 600 E +, continuou a investigar e a investir numa máquina Zero Emissões..

O PistenBully 100 E tem uma bateria com uma capacidade de energia de 126 kWh e uma tensão nominal de 400V. 75% da capacidade da bateria é alcançada numa carga de 5h e os 100% em 6h30m.
A máquina foi testada este inverno com resultados satisfatórios.
Há apenas um senão … com 100% da carga só pode trabalhar entre 2,5 a 3 horas, o que se revela um tempo insuficiente para um turno da noite. No entanto, é um passo muito promissor e permitirá às estâncias com instalações de energia renovável economizar o custo do combustível desses veículos, que atualmente gastam cerca de 20 litros a cada 2 ou 3 horas .

Com algumas estações de ski a adoptarem energias renováveis, tanto para aquecer os edifícios como para mover os teleféricos e teleskis, as máquinas pisa-pistas são o último obstáculo para torná-las 100% verdes.

Fotos: PistenBully

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *