Que qualidades deve de ter um bom instrutor ?

Hoje deixo-vos um artigo que me parece muito bom, e que penso que vos ajudará a escolherem melhor o vosso instrutor.

Que qualidades deve ter um bom instrutor de snowboard ou ski ????

Muitas vezes classificamos os instrutores pelo seu nivel técnico, em vez de os valorizarmos pela sua experiência, conhecimentos, empatia, paciência ou capacidades comunicativas.

Na opinião de Sam Suarez, as caracteristicas que definem um bom instrutor ou treinador são:

– Paixão pelo snowboard / ski e por ensinar
– Formação e experiência
– Capacidade de comunicação
– Paciência
– Nivel de snowboard / ski

A paixão pelo snowboard / ski e por ensinar vem em primeiro lugar porque é fundamental que um instrutor seja capaz de transmitir ao aluno o amor pelo desporto e isto dificilmente será possivel se o instrutor não sente essa paixão por todo o mundo da neve.

Depois, devemos considerar a formação (indispensável para ser um bom instrutor) e a experiência (que é a que trará valor e profundidade ao conhecimento) ; as capacidades comunicativas (que permitirá transmitir os conhecimentos e a experiência ao aluno) e a paciência (que permitirá que o instrutor seja capaz de manter o seu nivel de comunicação, empatia e profissionalismo ao deparar-se com uma aula mais dificil).

“É mais fácil tornar um bom instrutor num bom esquiador… do que de um bom esquiador fazer um bom instrutor” – Segundo Sam Suarez

mancha instrutor ski aula colectiva

Quando as aulas acabam com estes sorrisos… é porque correram bem!

Em último, e sempre de acordo com o ponto de vista de Sam Suarez, viria então o nivel de snowboard / ski. E porquê?? Porque embora seja necessário ter um nivel minimo de snowboard / ski (e para isso foram criados os testes de acesso aos cursos de técnicos desportivos) nao é necessário ser um super snowboarder / skier para ser um bom professor. Ainda mais considerando que a esmagadora maioria das aulas de uma escola são para esquiadores iniciantes …

Lê todo o artigo do Sam aqui

  • Mais informações sobre as aulas, aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *