Visitar fábricas de lanifícios ou os 36 pontos marcantes de ‘street art’ na Covilhã, onde não faltam murais de Vhils, são roteiros organizados pelo hotel Puralã Wool Valley, que se assume como um “hub” do destino Serra da Estrela”
Foi uma reviravolta total, a que levou o antigo Hotel Turismo da Covilhã, hoje convertido no Puralã Wool Valley, e que se propõe ser “mais que um hotel, um hub do próprio destino serra da Estrela”.
O hotel passou a ter como tema a lã e a história dos lanifícios que faz parte do ADN da Covilhã – cidade que era conhecida pelas suas indústrias “panos finos” já nos relatos de Gil Vicente. Revisitar todo o património industrial da Covilhã associado aos lanifícios é uma das propostas do Puralã, que desenhou uma série de roteiros que estão disponíveis aos hóspedes através de uma App.
“Conseguimos com a reabertura do hotel já estar num alinhamento diferente daquele que tínhamos no antigo Hotel Turismo da Covilhã”, salienta Luís Veiga, administrador-executivo do grupo Natura IMB, proprietário do Puralã Wool Valley.
“No segundo trimestre já tivemos resultados bastante satisfatórios, em que crescemos praticamente 30% face ao ano passado e antes desta remodelação”, avança Luís Veiga.
O hotel Puralã surgiu renovado após investimentos de €1,5 milhões, num projeto que viu a candidatura aprovada aos fundos do Portugal 2020, valorizando o foco desta unidade em dar a conhecer a história dos lanifícios na região. Abriu as portas em ‘soft opening’ em dezembro do ano passado, embora a inauguração oficial tenha sido a 2 de junho.
Roteiros para ver arte urbana ou para tirar selfies
O tema na lã é o ponto forte do hotel Puralã, a começar pela decoração. “Quisemos que esta temática estivesse à vista logo à entrada, além da vivência com equipamentos que eram usados nas fábricas”, refere o responsável do grupo hoteleiro, lembrando que a história da lã também é destacada no hotel através de um mural com dois metros onde consta a cronologia desta indústria em ligação à cidade.
Um dos elementos diferenciadores do hotel Puralã é ter criado uma série de roteiros “inovadores” no objetivo de conhecer a Covilhã dirigidos a públicos diferentes, com “dicas únicas” sobre a “Manchester portuguesa”.
O Puralã preparou uma série de roteiros, que incluem desde propostas para famílias até para pessoas interessadas especificamente em tirar ‘selfies’. Os clientes do hotel podem seguir estes roteiros usando o Smartphone, uma vez que o seu perfil é identificado logo no momento em que fazem o ‘check in’.
No campo da arte urbana, outro dos pontos fortes dos roteiros do hotel Puralã, Luís Veiga enfatiza que a Covilhã “é a cidade onde a ‘street art’ está mais explícita, tendo 36 pontos relevantes a visitar, onde não faltam murais de Vhils”. E adianta que o seu grupo “está a receber operadores turísticos estrangeiros que trazem turistas cuja motivação principal é ver arte urbana, e nesse aspeto a Covilhã é uma grande atração turística”.
Além do Puralã Wool Valley, o grupo IMB Natura também detém o H2otel em Unhais da Serra, o Covilhã Parque Hotel na Covilhã e os hotéis Vanguarda e Lusitânia, na Guarda.
Segundo Luís Veiga, a próxima requalificação irá ter como alvo o Hotel Covilhã Parque, que será reconvertido num “sport hotel” na sequência de investimentos de €1 milhão.
“O Hotel Covilhã Parque é a unidade mais antiga do grupo, tem 25 anos e está a precisar de uma remodelação”, reconhece o hoteleiro. “Vamos direcionar este hotel para desportos de montanha, e desta forma dar mais um contributo para valorizar o destino Serra da Estrela”.
Fonte: Expresso – Conceição Antunes